quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ciclo de vida do piriquito

Esses Piriquitos acabaram de nascer


Esse ja tem algum meses de vida


Esses  piriquitos ja são  aldultos



segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como cuidar de seu piriquito corretamente

O principal alimento dos periquitos são sementes em geral. Também apreciam frutas e legumes. Veja mais detalhadamente:
Sementes

Painço, alpiste, sementes de girassol, sementes de milho verde, sementes de milho vermelho, grão de aveia, eu sugiro a mistura para periquitos, encontrada facilmente em casas de rações, mas sempre prestando a atenção se não há bolor, apodrecimento das sementes, ovos ou fezes de parasitas (ratos, varejeira, etc.). Você também pode fazer a sua mistura:

1º Mistura (1Kg):

300 g de alpiste
280 g de semente de milho alvo
150 g de aveia sem casca
100 g de sementes de girassol
70 g de semente de milho vermelho
70 g de semente de milho verde
30 g de níger

2º Mistura (1Kg):

500 g de alpiste
300 g de semente de milho alvo
150 g de aveia sem casca
50 g de sementes de girassol

3º Mistura (1Kg):

350 g de alpiste
300 g de semente de milho alvo ou painço branco
150 g de aveia sem casca
100 g de sementes de girassol
50 g de semente de milho vermelho ou painço vermelho
50 g de semente de milho verde ou painço verde

Adicione em cada mistura farelo de pão torrado e um pouco de sal, pois contém iodo e previne muitas doenças.

Pão Torrado

O Pão torrado você pode servir seco ou molhado na água.

Frutas, verduras e legumes

Frutas

As mais comuns são: maçã, mamão e banana, apesar de não apreciarem muito frutas.

ATENÇÃO: Nunca sirva a fruta abacate, pois segundo os europeus contém uma substância altamente tóxica que pode ser fatal não só para periquitos como para qualquer outra ave doméstica, pois provoca parada respiratória após ingerido.

Legumes

Os principais legumes são a cenoura e a batata, que devem ser cozidos antes de serem servidos.

Verdura

As verduras mais comuns são: almeirão, espinafre, couve, chicória, catalônia, dente-de-leão, as de cores mais escuras são as mais nutritivas, não é recomendado o alface, pois contem muito agrotóxicos, e também contem água em excesso, causando diarréia. 

Cores

Esta foto representa o que chamamos de celestes. São os periquitos azuis claros e, portanto não contém nenhum fator de escuridão. Na foto aparece propositadamente um periquito azul cobalto, o último da fila da direita, serve para comparar e ver como é diferente de um celeste. Muitas pessoas ainda não dominam bem a linguagem a respeito dos periquitos e encontram dificuldades para explicar a cor de sua ave, quando bastaria apenas dizer: é um celeste e qualquer criador entenderia perfeitamente sem precisar comparar com nada mais.















Ovos



A femea bota até 6 ovos por ninhada

domingo, 25 de julho de 2010

Ninhos

Ninhos – São de madeira, tem o formato rectangular, possuem uma abertura circular com um poleiro do lado de fora, ele deverá ter uma tampa removível para que seja possível acompanhar o desenvolvimento dos filhotes, as medidas deve ser de 25 x 10 x 8 cm ( depende do criador para criador uns preferem maiores).


Higienização

Higienização – Limpe as gaiolas regulamente, retirando os poleiros e lavando-os, deixe secar muito bem para não dar reumatismo nos pés dos pássaros. A limpeza diária deve ser a troca do papel do fundo e dos vasilhames.

Alimentação

Alimentação - São as sementes, alpiste, milho alvo, aveia com casca. O periquito adora chicória bem molhada. Nas lojas de animais  existe á venda uma mistura já preparada.


Gaiolas

Gaiolas – Para que se possa criar um casal de Periquito Australiano confortavelmente, é necessário que a gaiola seja de metal e tenha as medidas mínimas de 50x35x30 evitando assim que as longas caudas dele rocem nos poleiros ou na gaiola, prevenindo contra a quebra.


A reprodução dos piriquitos

A Reprodução do Periquito Australiano começa normalmente quando atinge 1 ano de idade (apesar de muitos começarem aos quatro meses se lhe dermos as condições próprias). A fêmea coloca até 6 ovos, e depois de dezoito dias, nascem os filhotes, a única diferença para identificar o sexo, é quando adulto, o macho tem a coloração do nariz (ceres) bem azulado, e a fêmea castanho.


Piriquitos nascendo


Imagine que você entrou num recinto repleto de aves pequenas, coloridas e agitadas. De repente, uma delas começa a gritar (berrar seria o termo exato) e, no segundo seguinte, todas as demais seguem a primeira em uma bela algazarra.
Pois, bem você está em um viveiro de periquitos australianos.
"Entre todas as aves, uma das mais alegres certamente é o periquito australiano. são dispostos, pulam nos poleiros, voam dentro das gaiolas, brincam com o que houver por perto. Para eles, é sempre tempo de festa"



A indústria, percebendo essa personalidade bagunceira dos periquitos, prontamente tratou de abastecer as pet shops com acessórios feitos especialmete para eles. São tubos, bolas, poleiros, balancinhos, espelhos, normalmente feitos de plástico, entre outros artefatos que mantêm os bichinhos entretidos por várias horas.Outras tantas horas, essas aves, que têm como seu habitat a Austrália Central, se dedicam à reprodução. "De hábitos monogâmicos, eles têm reprodução fácil mesmo em cativeiro", afirma Pina.